As Patologias

Patologias sistémicas

Podem manifestar-se no aparelho estomatognático (tal como doenças deste aparelho podem ter repercussão sistémica).

Diabetes mellitus, infeções várias, doenças auto-imunes (ex.: lúpus eritematoso, síndrome de Sjögren, doença de Behçet) ou neoplasias são exemplos.

Têm de ser tidas em consideração na avaliação e no plano de cada doente individual.

Patologias sistémicas

Patologias médicas

São causadas por alterações locais ou resultarem de doenças sistémicas. Atingem os lábios, a gengiva e a restante mucosa oral (ex: palato, língua).

Podem ser lesões brancas (ex.: candidíase, líquen plano), eritematosas (ex.: gengivite, estomatite protética), vesiculo-bolhosas (ex.: pênfigo, estomatite herpética), ulcerativas (ex.: estomatite aftosa, neoplasias), etc.

Patologias médicas

Patologias cirúrgicas

Habitualmente são de causa local, atingindo os tecidos moles e os maxilares.

Podem manifestar-se como tumefações das mucosas (ex.: fibroma, granuloma) ou de glândulas salivares (ex.: mucocelo, rânula) ou corresponder a lesões da maxila ou da mandíbula (ex.: tórus palatino/mandibular, quistos dentários).

Podem também ser neoplasias (benignas ou malignas).

Patologias cirúrgicas

Habitualmente são de causa local, atingindo os tecidos moles e os maxilares.

Podem também ser neoplasias (benignas ou malignas).

Patologias dentárias

A principal é a cárie, pela frequência e gravidade. Outras situações relacionam-se com alterações do desenvolvimento (número, tamanho e forma), da erupção (inclusão) e da posição (maloclusão); atrição, abrasão e erosão são igualmente importantes.

E existem também problemas que atingem as suas estruturas de suporte, como a gengivite e a periodontite (piorreia).

Patologias dentárias