O Profissional

Actividade clínica

É médico estomatologista (grau de Assistente Hospitalar) no Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, com actividade direccionada para a cirurgia oro-maxilar e para a patologia das glândulas salivares.

É o fundador e o coordenador da Clínica de Glândulas Salivares da Casa de Saúde da Boavista. É responsável pela realização de sialografias no SMIC da Boavista (grupo Unilabs) e pela consulta de patologia oral no Hospital Lusíadas Porto.

Exerce também em duas clínicas dentárias, em Gaia e Famalicão, e integra o Grupo FLAP (equipa multidisciplinar de doentes portadores de fenda lábio-alvéolo-palatina).

Actividade clínica

É médico estomatologista (grau de Assistente Hospitalar) no Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João.

 

Exerce também em duas clínicas médico-dentárias e integra a equipa multidisciplinar de fenda lábio-palatina, no Hospital Lusíadas (Porto).

 

É o fundador e o coordenador da Clínica de Glândulas Salivares da Casa de Saúde da Boavista.

Actividade docente

É assistente voluntário da Unidade Curricular de Cirurgia (disciplina de Estomatologia) do Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Foi assistente convidado: de Anatomia Humana da Licenciatura em Nutrição e Dietética e de Anatomia Normal e de Neuroanatomia da Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa; de Anatomia Humana da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia de Lisboa; e de Anatomia Clínica do Mestrado Integrado em Medicina, na FMUP.

E participa no Curso de Implantologia e Reabilitação Oral do Centro Europeu de Pós-Graduação – Medicina Dentária.

Actividade docente

É assistente voluntário de Estomatologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Foi assistente convidado de Anatomia/Neuroanatomia nas Faculdades de Medicina de Lisboa e do Porto e na Faculdade de Farmácia de Lisboa.

 

E participa no Diploma Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral do Centro Europeu de Pós-Graduação – Medicina Dentária.

Actividade científica

Fez investigação laboratorial no Instituto de Anatomia Normal da Faculdade de Medicina de Lisboa, com estudo do locus ceruleus e do hipocampo humanos.

Também frequentou: a Pós-graduação em Ortodontia: Bases, Fundamentos e Prática; o Mestrado em Ortodontia e Cirurgia Ortognática: Ramo de Cirurgia Ortognática; e a Especialização em Disseção Anatómica: módulo de Face e Pescoço. Todas as formações realizadas na FMUP.

Mantém regular a participação em eventos nacionais e internacionais, especialmente aqueles direccionados para a patologia e cirurgia oral e maxilo-facial.

Actividade científica

Fez investigação laboratorial no Instituto de Anatomia Normal da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

Também frequentou uma pós-graduação em Ortodontia, um mestrado em Ortodontia e Cirurgia Ortognática e uma especialização em Disseção Anatómica (todas na FMUP).

 

Mantém constante a participação em eventos de patologia e cirurgia oral e maxilo-facial.

Diferenciação médica

A patologia e cirurgia oral e maxilo-facial, bem como as glândulas salivares, são as áreas de maior interesse.

Neste âmbito, concretizou: cursos em Londres, no Guy’s Hospital (Prof. M. McGurk), e em Paris, no Institut d’Exploration Fonctionnelle des Glandes Salivaires (Dr. P. Katz); e estágios nos IPO de Lisboa (Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e do Porto (Serviço de Oncologia Cirúrgica) e nos Departamentos de Otorrinolaringologia do Ospedale Maggiore Policlinico di Milano (Prof. P. Capaccio) e do Universitätsklinikum Erlangen (Prof. M. Koch).

Procura manter-se actualizado e seguir o rumo da medicina interventiva no que respeita a técnicas minimamente invasivas.

Diferenciação médica

A patologia e cirurgia oro-maxilar e as glândulas salivares, as últimas com técnicas minimamente invasivas, são as áreas de maior interesse.

 

Concretizou cursos em Londres (Guy’s Hospital) e Paris (I.E.F.G.S.) e estágios nos IPO de Lisboa (Cirurgia de Cabeça e Pecoço) e do Porto (Oncologia Cirúrgica) e nos Serviços de Otorrinolaringologia do Ospedale Maggiore Policlinico di Milano e do Universitätsklinikum Erlangen.